sexta-feira, 16 de março de 2018

Neto e ministros de diversos países debatem avanços na Educação em Salvador

[Neto e ministros de diversos países debatem avanços na Educação em Salvador]16 de Março de 2018 às 16:51 Por: Divulgação Por: Redação BNews01comentários
O prefeito ACM Neto e ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), se reuniram nesta sexta-feira (16) e debateram os avanços da Educação em Salvador nos últimos cinco anos. Além do prefeito da capital baiana, estiveram presentes no X Encontro Internacional, o ministro da Educação no Brasil, Mendonça Filho; a secretária-executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro; demais ministros, gestores na área de educação dos países da CPNP e autoridades locais. 
A respeito de um dos principais temas discutidos no encontro – a merenda escolar – o prefeito salientou que, na capital baiana, houve nos últimos cinco anos um crescimento do desempenho educacional nas crianças, que está diretamente relacionado à merenda escolar. “A Prefeitura vem fazendo um grande esforço para reforçar o número de creches e pré-escolas e, assim, oferecer educação em tempo integral para crianças de 0 a 5 anos, assegurando cinco refeições diárias. Se aquela criança voltar para a cada e os pais, devido às condições de extrema pobreza, não tiverem condições de complementar a alimentação, pois o que ela recebeu na escola já é suficiente para garantir um crescimento saudável e isso reflete no aprendizado.”
ACM Neto ainda pontuou que, em 2018, 45 mil crianças foram matriculadas em creches e pré-escolas na rede municipal de ensino. Já o secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, relatou que Salvador tem sido vanguardista em algumas ações realizadas no quesito merenda escolar. Uma delas envolve a terceirização do serviço, que beneficia mais de 150 unidades atendidas com cinco refeições diárias. Hoje, são ofertadas mais de 265 mil refeições por dia nas 433 escolas e mais de 140 mil alunos em toda a rede municipal de ensino. “Por isso, fomos convidados pelo FNDE para sediar o evento e é importante discutirmos com os países de língua portuguesa as melhores práticas na área de merenda escolar e sair daqui com um plano definido”, completou Barral.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário